brasileua

Notícias

26/01/2015
Café é retratado em exposição que exalta o alimento na formação da cultura brasileira

Com o objetivo de celebrar a relação do brasileiro com o café, a Pilão está apoiando a mostra Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro, que chega a São Paulo no próximo dia 25 de janeiro, data da comemoração do aniversário dos 461 anos da capital paulista.

A exposição será aberta gratuitamente ao público no pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera.

Na exposição, o café é um dos ingredientes retratados nas obras do artista plástico Hélio Oiticica. “O café é um dos alimentos que exprimem a temática da mostra, já que suas origens são atreladas ao desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil, além de ser considerado um patrimônio de nosso país”, afirma Ricardo Souza, diretor de Marketing da D.E Master Blenders 1753, grupo holandês que detém a marca Pilão. “Desde 1978 produzimos o café, reconhecido pelo seu sabor e tradição, e que se tornou sinônimo de momento agradável e prazeroso para nossos consumidores em um sentimento que passa de geração para geração’, completa o executivo.

Ao todo, cerca de 150 peças entre documentos históricos, textos, objetos, fotografias e obras de arte de várias épocas e estilos reúnem elementos e referências que convidam o visitante a refletir sobre a profundidade da ligação entre o povo brasileiro e o universo da alimentação por meio da relação experiencial entre o público e a narrativa. Para Jacopo Crivelli Visconti, curador da mostra Alimentário, “esse olhar permite compreender o enorme valor cultural que o alimento carrega”.

O visitante também poderá conhecer criações de grandes nomes da cozinha nacional como os chefs Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo e Daniel Redondo (Maní) e as obras de outros artistas de renome como Adriana Varejão e Vik Muniz. 

Além da exposição, Alimentário contempla um circuito de palestras com a participação de artistas e especialistas em gastronomia para discutir confluências do tema.

Serviço
Mostra Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro
Quando: de 25 de janeiro a 29 de março de 2015
Onde: Oca – Parque do Ibirapuera – São Paulo
Visitação: terça a domingo, 9 às 18h
Entrada franca